top of page

Aprender bem alguma coisa: o que seria isso?

Nosso cérebro está divido entre a memória de trabalho e a memória de longo prazo. A memória de trabalho funciona tal qual a memória RAM de um computador guardando apenas o necessário para ele funcione corretamente, mas ela é rapidamente apagada quando há necessidade de ter outro conhecimento à mão. Já a memória de longo prazo poderia ser comparada ao disco rígido encarregado por armazenar a maioria dos programas, fotos e documentos do computador.

Para se aprender bem alguma coisa, seja ela um conceito, uma nova tarefa, uma música ou até mesmo novos idiomas é necessário transpor o conhecimento aprendido da memória de trabalho para a memória de longo prazo.

Para isso Bárbara Oakley sugere uma técnica chamada de repetição espaçada. Como o próprio nome sugere, repetir a tarefa ao longo de vários dias, de forma repetida e espaçada. Funciona como a construção de um muro de tijolos. É preciso colocar a argamassa e esperar que ela seque para que as outras camadas sejam construídas aos poucos.

Fiquei pensando nisso e me lembrei que já apliquei essa técnica sem saber e deu certo! Quando era adolescente adorava saber cantar as músicas de sucesso. Uma amiga tinha um caderninho com as letras e ao final das aulas e nos intervalos cantávamos com um grupo grande de amigos. Fizemos isso por meses e até hoje eu me lembro das letras!


Realmente a prática espaçada e repetida me fizeram aprender um grande número de músicas. Aprender bem alguma coisa, está ao alcance todos! Só depende de cada um de nós!

Inspiração: Aprendendo a Aprender de Barbara Oakley

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page