Às vezes o esforço em aprender algo ou resolver um problema a qualquer custo, pode ser parte do problema e isso, nós não enxergamos. Acontece porque o nosso cérebro utiliza dois processos muito diferentes para pensar: o modo focado e o modo difuso. Você alterna entre esses modos, ora usando um, ora outro.
Contudo, quando o nosso foco é muito intenso em alguma atividade ou aprendizagem, acabamos ficando “empacados” e bloqueados em nosso progresso.
Assim, para descobrir novas ideias e resolver problemas (que aparentemente estão sem solução) é muito importante usar o nosso modo difuso do cérebro para sair desse estado.
Cada intervalo de tempo em que você não está diretamente concentrado em seu problema permite que o seu modo difuso examine uma nova maneira de encontrar uma solução para você!
Confira alguns ativadores do modo difuso e pratique. Eles estão relacionados ao nosso modo “de descanso” e devem ser intercalados com os momentos de modo focado do cérebro.
· Ir para a academia
· Praticar um esporte
· Correr, caminhar ou nadar
· Dançar
· Ir dar uma volta de carro
· Desenhar ou pintar
· Tomar um banho ou uma ducha
· Ouvir música, especialmente sem palavras
· Meditar ou orar
· Jogar videogrames
· Navegar na internet
· Conversar com os amigos
· Oferecer-se para realizar tarefas em casa
· Assistir um filme
· Ler um livro relaxante
· Ou o que eu mais gosto! O modo difuso definitivo do cérebro: DORMIR!
Já estou colocando isso em prática e os meus resultados estão melhorando a cada dia! Estou mais calma e aprendendo muito mais.
Experimentem e me contem! Um cérebro descansado produz muito mais com certeza!
Comments