top of page

Por que acreditamos na Certificação dos alimentos?


Com certeza você já foi ao supermercado e se deparou com milhares de opções de alimentos de origem animal ou vegetal para comprar, não é mesmo? Diante de todas essas opções que encontramos pelo caminho, como o nosso subconsciente é influenciado para fazer as escolhas desses produtos?

As mercadorias provenientes do campo, sejam elas de origem animal ou vegetal, padecem de um fator muito importante quando analisados do ponto de vista do consumidor: a assimetria informacional e o alinhamento de expectativas. Você sabe o que é isso? Como profissional do MKT para o Agronegócio é importante entender como as escolhas são feitas!

Os crescentes surtos das doenças animais no mundo tais como a gripe aviária, a encefalopatia espongiforme transmissível (BSE), popularmente conhecida como “vaca louca”, ou mesmo o excesso do uso de agrotóxicos no cultivo agrícola estão sendo cada vez mais discutidos no contexto da segurança alimentar dos consumidores. Nesse contexto de insegurança, o consumidor necessita de subsídios para definir a sua percepção de qualidade. Alguns autores apresentaram um modelo consistente no qual dividem a qualidade dos alimentos em extrínseca e intrínseca. Para os autores, a qualidade extrínseca são os atributos visíveis, facilmente percebidos como preço, cor, aparência, formato, tamanho. Já na qualidade intrínseca; os atributos são informacionais geralmente ligados ao dano ao meio ambiente, presença ou ausência de aditivos químicos, comércio justo, processo de produção ou higiene no beneficiamento.

Portanto, a certificação dos produtos é uma forma de assegurar a salubridade e a qualidade do alimento para o consumidor, reduzindo a assimetria informacional da cadeia de produção e estabelecendo uma relação de confiança entre o produtor e o cliente.


Gostou do conteúdo deste POST? Compartilhe!

Siga @porteiradomarketing e fique por dentro de mais assuntos do Agronegócio


Quer saber mais? Acesse o meu artigo científico que discute o tema em profundidade! CLIQUE AQUI




コメント


bottom of page