top of page

Como evitar ilusões de competência

Quando você está estudando um novo conhecimento ou tarefa, é importante saber que tentar recordar as informações de que você precisa, é muito mais eficaz do que reler o material que estudou.

Isso porque experimentamos a ILUSÃO DE COMPETÊNCIA quando temos acesso ao material, provocando a miragem de que ele está “dentro do nosso cérebro”, mas isso não é verdade.

Como é mais fácil estudar olhando para o livro (sem tentar recordar o que foi aprendido antes) acabamos persistindo nessa fantasia de que sabemos o conteúdo que de fato é apenas uma ilusão do que estamos vendo nos livros, e não fruto de uma aprendizagem concreta.

Assim, quando estudo e quero aprender algo novo, faço um esforço para recordar as ideias chaves daquele conhecimento agrupando-as em uma linha de pensamento. Isso ajuda a enraizar o conteúdo em minha mente de maneira mais eficaz e, quando tenho dúvidas, aí sim retomo o material para reler o que não foi fixado e agrupo essa ideia em palavras-chaves para resgatá-las com mais facilidade na memória.

A resolução de problemas ou a escrita de pequenos textos sobre o novo conhecimento é fundamental. O importante é colocar a mão na massa e dar tchau para a ilusão de competência!



Inspiração: Aprendendo a Aprender de Barbara Oakley

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page