“Não consigo. O que eu vou falar?” Essa é a frase que ouço da maioria dos produtores rurais quando converso sobre a criação de conteúdo para o Agronegócio. A princípio, produzir esse material pode parecer difícil, mas o universo do Agro é imenso e com certeza a sua propriedade, seja ela grande ou pequena, tem muito assunto para publicar!
Para implementar o Marketing de Conteúdo e atrair mais clientes, o que oriento, primeiramente, é a elaboração de um calendário editorial! Esse calendário, nada mais é, do que um documento que irá reunir 5 premissas básicas:
1 – O tema da postagem (sobre o quê vou falar?)
2 – O formato (foto, vídeo, texto, áudio, etc...)
3 – O local de publicação (redes sociais, blog, sites, jornais, revistas)
4 – A frequência das postagens
5 – A interação com o seu cliente
Abaixo, explico o passo a passo para você implementar a ideia na sua propriedade
1 - Como encontrar o tema da sua postagem?
O raciocínio para encontrar o tema das postagens é simples: imagine o seu cliente como um parceiro e divida com ele suas dores e conquistas!
Conseguiu tirar mais leite do que de costume? Tire uma foto e compartilhe com seus clientes!
Acabou de fazer uma formada de bolos? Faça um pequeno vídeo e mostre como seus produtos estão fresquinhos!
Sua propriedade faz aniversário de 10 anos nesse ano? Crie uma timeline para contar a sua trajetória de forma resumida para seus clientes!
Compartilhe o seu dia-a-dia! O consumidor quer se aproximar da sua empresa e conhecer melhor sua missão, valores e visão de negócio.
2- Quais as opções de formato?
Textos, fotos, vídeos, áudios! Pense no seu público e imagine como ele gostaria de receber cada informação!
Abaixo uma lista com 15 ideias para você começar.
1 - Texto sobre como fazer alguma coisa (ensine o que sabe fazer de melhor na sua propriedade)
2 - Estudo de caso sobre algo da sua fazenda (conte como fez para conseguir o seu primeiro cliente ou fornecedor na sua fazenda)
3 - Gráficos sobre o crescimento da sua produção comparando a data do ano atual com a data de quando você começou o seu negócio
4 - Memes com fatos inusitados do seu cotidiano
5 - FAQ – Ofereça uma lista de perguntas e respostas para o seu cliente, prevendo possíveis dúvidas.
6 - Dicionário com termos do seu universo Agro
7 - Webinar para compartilhar o seu conhecimento e permitir que pessoas interajam com você ao vivo
8 – Entrevistas! Compartilhe algumas perguntas rotineiras que você fez para o seu agrônomo ou veterinário. A sua dúvida pode ser a de outros produtores também.
9- Frases de pessoas que te inspiram a fazer melhor no campo
10 - Perguntas: Interaja com seus clientes
11 - Linhas do tempo para mostrar a trajetória de sua propriedade. Coloque datas importantes como inauguração do seu negócio, a primeira safra, o primeiro milheiro de gado, o primeiro cliente, a primeira vez que você vendeu toda a sua produção, a primeira perda. Enfim compartilhe a história do seu negócio por meio de uma linha do tempo.
12 – Fotos. Aproveite a sua paisagem natural e encha os olhos da sua audiência com fotos da natureza, sua produção, dos animais! Capriche nos cliques.
13 - Pequenos vídeos no celular. Explique sobre a colheita, por exemplo, mostre que tudo é feito com muita atenção ao cliente final. Se você realizar algum processamento capture algumas cenas e compartilhe também.
14 - Questionários para te ajudar a resolver algumas dúvidas sobre o negócio. A sua audiência é um dos seus maiores aliados para saber como andam seus produtos ou serviços.
15 – Listas. Ofereça um check list, por exemplo, do paramentação do vaqueiro para tirar o leite da vaca em tempos de covid. O que ele deve providenciar? Luvas? Máscara, Balde? Faça uma lista e ofereça a sequência.
3 – Onde devo publicar?
A publicação pode acontecer em diferentes plataformas mas aconselho, preferencialmente, que seja nos meios digitais.
Confira na lista abaixo as principais possibilidades de canais digitais (e os mais usados) para você publicar gratuitamente o seu conteúdo do Agronegócio.
· Blogs gratuitos (Wordpress e Tumblr)
· Youtube
· Likedin
· Tiktok
· E-mails (para clientes que já se relacionam com você)
4 - Com qual frequência devo publicar?
Essa é uma das maiores dúvidas de quem está começando a fazer Marketing de Conteúdo e já adianto que não existe uma “fórmula de bolo” para que você realize suas postagens.
O que serve para um produtor, por exemplo, talvez não sirva para você. A quantidade excessiva de publicações, também não determina o seu sucesso. REGULARIDADE de publicação seria o termo mais apropriado.
Seja coerente. O canal (os canais) que você escolheu para publicar funciona como um veículo da grande mídia (como rádios, tv’s ou jornais diários). O seu público precisa entender quando ele irá encontrar conteúdo relevante. Deixe isso claro e conquiste a sua audiência.
Contudo, para as redes sociais (especialmente Instagram, Linkedim, Facebook e TikTok) existe uma outra premissa que deve ser considerada: “Quem não é visto não é lembrado.” A informação circulante nesses locais é enorme portanto, tente manter ao menos, uma publicação diária ou até 3 por semana, para que seu cliente mantenha você na lembrança!
5 - Por último mas MUITO importante: a interação com o seu cliente
A premissa do Marketing de Conteúdo é levar mensagens relevantes para clientes interessados na sua entrega de valor. Portanto, não adianta seguir todos os passos da implementação do Marketing de Conteúdo e não interagir com eles.
Os consumidores de hoje são atuantes e engajados. Eles realmente decidem suas compras a partir de valores e crenças compatíveis aos seus.
Assim, posicione-se. Mostre suas qualidades e compartilhe suas dores. Os clientes querem interagir e se aproximar das marcas que gostam! Eles desejam cada vez uma comunicação humanizada e transparente! Querem trocar ideias e expor opiniões. Esteja disposto a ouvi-los e assista a sua estratégia de Marketing de Conteúdo decolar!
Gostou do conteúdo deste POST? Compartilhe!
Siga @porteiradomarketing e fique por dentro de mais assuntos do Agronegócio
Comments